Visualização Matemática e suas relações

Autores

  • Alessandra Hendi dos Santos UNINA Autor
  • Márcia Ines Schabarum Mikuska Autor

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v3i1.106

Palavras-chave:

Visualização, Educação Matemática, Aprendizagem

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo refletir sobre a visualização evidenciando as compreensões em relação a visão, percepção e representação, rompendo com algumas ambiguidades referente ao termo. O percurso metodológico desenhado para esse estudo se fundamenta na abordagem qualitativa, de natureza exploratória, na qual propõe-se buscar o que há de característico e particular na situação analisada. Para compreender a visualização e suas possibilidades no ensino e aprendizagem de matemática, propomos abordar as concepções que estão relacionadas e ocasionalmente são tidas como sinônimos à visualização. Desta forma pretendemos, além de estudar cada concepção separadamente, refletir sobre a maneira com a qual eles se relacionam. Diante disso, a questão que norteia essa pesquisa é: quais as possíveis relações entre a visualização, visão, percepção e representação na aprendizagem matemática? Consideramos a visualização como uma forma de pensamento, de raciocínio, de concretizar o abstrato e, principalmente, uma forma de fazer matemática, alimentando a intuição e a imaginação. Assim, compreendemos que a correspondência entre essas concepções se desenvolve em torno da atividade matemática, na interpretação do que é visto, na descoberta de novas relações, na representação do que não está ao alcance dos olhos e na concretização dessa atividade matemática.

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Publicado

2022-05-12

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

DOS SANTOS, Alessandra Hendi; SCHABARUM MIKUSKA, Márcia Ines. Visualização Matemática e suas relações . Revista de Educação e Ensino da Faculdade Unina, [S. l.], v. 3, n. 1, 2022. DOI: 10.51399/reunina.v3i1.106. Disponível em: https://revista1.unina.edu.br/index.php/re/article/view/106.. Acesso em: 24 nov. 2024.