As abordagens pós-modernas na pesquisa em educação e suas bases políticas derivadas do neoliberalismo: primeiras aproximações

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v2i4.94

Palabras clave:

Educação, Metodologia., Pesquisa., Pós-Modernidade, Neoliberalismo.

Resumen

Abordagem filosófica, histórica e política, dos conceitos de Liberalismo, de Neoliberalismo e de Pós-Modernidade. Analisa os contextos históricos e as premissas ontológicas e epistemológicas da Modernidade e das projeções mais comuns na abordagem Pós-Moderna. Estudo descritivo e aproximativo, sob o enfoque histórico-crítico, de concepções de mundo e de conhecimento. Debate as causalidades da eclosão do projeto Neoliberal e suas articulações políticas e sociais. Aponta as contradições do enfoque pós-moderno de abordagem teórico-metodológica e questiona sua possibilidade de superação das causalidades reais. Interpreta as repercussões do Neoliberalismo e da metodologia Pós-Moderna na Pesquisa em Educação.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Sílvio A. S. Gamboa , UNICAMP

    Professor Titular de Filosofia e Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP. Editor Chefe da Revista de Filosofia e Educação (RFE) do Grupo PAIDEIA, autor de livros e de pesquisas sobre Epistemologia da Pesquisa em Educação. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6940827846374697

Referencias

ANDERSON, Perry. Balanço do neoliberalismo. In SADER, Emir & GENTILI, Pablo (orgs.) Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995, p. 9-23.

CHAVES, O. C. Eduardo. O liberalismo na política, economia e sociedade e suas implicações para a educação. In:LOMBARDI, J. C. & SANFELICE, J. L. (Orgs.). Liberalismo e educação em debate. Campinas, SP: Autores Associados, Histedbr, [2007], p. 1-60.

DUMÉNIL, G.; LÉVY, D. O neoliberalismo sob a hegemonia norte-americana. In: CHESNAIS, F. (Org.). A finança mundializada. São Paulo: Boitempo [1996], 2004. p. 85-108.

EAGLETON, T. As ilusões do pós-modernismo. Trad. Elisabeth Barbosa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 2009.

LOCKE, John. Segundo tratado sobre o governo civil. Tradução: Magda Lopes e Marisa Lobo da Costa. Clube do livro Liberal. Rio de Janeiro-RJ: Editora Vozes. Disponível em http://www.xr.pro.br/if/locke-segundo_tratado_sobre_o_

governo.pdf (acesso em 10-12-2018).

NUNES, Cesar Aparecido. Aprendendo Filosofia. Campinas: Editora Papirus,1987.

ORSO, Paulino José. Neoliberalismo: equívocos e consequências. In: LOMBARDI, J. C. & SANFELICE, J. L. (Orgs.). Liberalismo e educação em debate. Campinas, SP: Autores Associados, Histedbr, [2007], p. 163-183.

WOOD, E. M. & FOSTER, J. B. (org.). Em Defesa da História: Marxismo e Pós-Modernismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 1999.

Publicado

2021-12-09

Número

Sección

Artigo

Cómo citar

A. S. GAMBOA , Sílvio; EDUARDO MACHADO , Carlos. As abordagens pós-modernas na pesquisa em educação e suas bases políticas derivadas do neoliberalismo: primeiras aproximações . Revista de Educação e Ensino da Faculdade Unina, [S. l.], v. 2, n. 4, 2021. DOI: 10.51399/reunina.v2i4.94. Disponível em: https://revista1.unina.edu.br/index.php/re/article/view/94.. Acesso em: 24 nov. 2024.