Resenha do livro - Pedagogia do Oprimido
DOI:
https://doi.org/10.51399/reunina.v2i3.76Palabras clave:
ResenhaResumen
O livro Pedagogia do Oprimido foi editado pela Paz e Terra, do Rio de Janeiro, aqui no Brasil, somente em 1976, pela censura imposta pelos militares. Sua primeira publicação foi em 1968, grande parte dele foi escrito em Santiago, no Chile, nos 05 anos que Paulo freire ali viveu, exilado, sendo finalizado e publicado nos Estados Unidos. Trata-se da obra mais conhecida, senão a mais importante, de autoria do educador brasileiro Paulo Freire (1921-1997). Esta obra é considerada um dos maiores clássicos da Ciências Humanas e Sociais atuais, notadamente no campo da Educação ou da Pedagogia. Costuma-se reconhecer que a obra que buscamos resenhar é a terceira publicação de maior número de citações, no campo da Ciências Humanas e Sociais, no mundo todo, ultrapassando índices de textos clássicos de autores universalmente consagrados como Sigmund Freud (1856-1939) e Karl Marx (1818-1883). Paulo Freire tornou-se o mais importante educador contemporâneo, sem sombra de dúvidas, e provavelmente alcançou a estatura de ser considerado um dos grandes intelectuais da Ciências Humanas e Sociais contemporâneas, atuando no campo da Educação e da Cultura.
Descargas
Referencias
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
NUNES, Cesar. Apontamentos para a produção social de uma Filosofia e de uma Pedagogia dos Direitos Humanos na Educação Brasileira. Campinas: Publicações Paideia, Faculdade de Educação UNICAMP, 2019.
POLLI, José Renato. Ética e Educação: um diálogo entre o pensamento de Paulo Freire e Jurgen Habermas. Campinas: Revista de Filosofia e Educação RFE/PAIDEIA/UNICAMP, v.10, Nº 01, 2018.
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista de Educação da Unina
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.