Da “Ordem” ao Caos: a falácia da educação atual frente à demanda de construção de novos paradigmas educacionais
DOI:
https://doi.org/10.51399/reunina.v2i2.51Palabras clave:
Keywords: Education, Teacher training, Digital Education, Paradigms., Palavras-Chave: Educação, Formação de professores, Educação Digital, Paradigmas.Resumen
RESUMO
O artigo busca analisar a abrupta disruptura efetivada nas práticas de ensino e de aprendizagem costumeiramente consideradas na tradição pedagógica e formativa atual, em razão da pandemia da COVID 19. Destaca as causas e os impactos desta realidade e aponta as contradições e desafios para os professores formadores, para a pesquisa pedagógica e para a organização de novos paradigmas de educação e de ensino. Apresenta a potencialidade crítica da Pedagogia Histórico-Crítica para a radiografia do presente momento e para a possibilidade de sua superação.
ABSTRACT
The article seeks to analyze the abrupt disruption effected in teaching and learning practices usually considered in the current pedagogical and training tradition, due to the pandemic of COVID 19. It highlights the causes and impacts of this reality and points out the contradictions and challenges for teacher educators , for pedagogical research and for the organization of new education and teaching paradigms. It presents the critical potential of Historical-Critical Pedagogy for the radiography of the present moment and for the possibility of overcoming it.
Descargas
Referencias
Referências:
CASTANHO, S. Globalização, redefinição do estado nacional e seus impactos. In: LOMBARDI, J. C. (org.). Globalização, pós-modernidade e educação: história, filosofia e temas transversais. 2. ed., Revista e ampliada. Campinas, SP: UnC, 2003.
HOFLING, E. D. Estado e políticas (públicas) sociais. Cadernos Cedes, v. 21, n. 55, p. 30-41, 2001.
LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico–social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1992;
MACEDO, L. Ensaios construtivistas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994.
MARSHALL, T. H. Cidadania, Classe social e Status. Introdução de Phillip C. Schimitter, tradução de Meton Porto Gadelha. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967.
MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto Comunista. Organização e introdução de Osvaldo Corgiolla; Tradução de Álvaro Pina e Ivana Jinkings. 1. ed. revista, São Paulo: Boitempo, 2010.
MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
SAVIANI, Dermeval. História das idéias pedagógicas no Brasil. 2. ed. Revista e ampliada.
__________, D. A Pedagogia Histórico -Crítica, as lutas de classe e a produção da educação escolar. In: Genival: marxismo e educação em debate, Salvador, v. 5, 2, p.25 - 46, dez 2013 Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
__________, D. Educação do seno comum à consciência filosófica. 17 edição, Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
________, D. Escola e democracia. 24. ed. São Paulo: Cortez, 1991.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista de Educação da Unina
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.