A História como pressuposto filosófico para a formação (política) docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v2i2.32

Palabras clave:

Escola Pública, Organização do Trabalho Didático, Formação de Professores

Resumen

Este artigo tem como objetivo compreender a matriz teórico-metodológica a Organização do Trabalho Didático, como fundamento para entender a História da Escola Pública Contemporânea. Considera-se que esse pressuposto é importante para formação docente na relação entre educador e educando. A base da análise sobre a discussão partirá da crítica ao modelo manufatureiro, ora negligenciado à formação docente, mas que consideramos fundamental para compreendermos a escola do nosso tempo. Para a realização do trabalho utilizamos a pesquisa qualitativa, com base na análise bibliográfica acerca da discussão sobre a produção da escola moderna. A análise sobre a teoria da história para compreensão do processo da formação docente será questão fundamental para a discussão da organização didática de nosso tempo. Nesta perspectiva será fundamental trazer para a discussão, algo que categoricamente está sendo banalizado nos dias de hoje, o ser humano e sua formação docente. Entendermos o sentido da organização do trabalho didático, a fim propiciarmos um mundo educativo melhor para os trabalhadores da educação básica.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • José Santos, Univesidade Estadual de Mato Grosso do Sul

    Possui graduação em Bacharel em Ciências Econômicas - Faculdades Integradas Augusto Motta (1990) - Lato Sensu em Administração Educacional - UNESP/Araraquara/SP (1995) , Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba/SP - UNIMEP (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP/SP (2009). Atualmente é Professor da Graduação nas áreas de Letras, Artes Cênicas e Geografia e; Pós-graduação stricto sensu em Educação Científica e Matemática, Mestrado Profissional, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS. Trabalha com os fundamentos em História e Filosofia da Educação, atuando nas linhas temáticas: Estado - Educação - Políticas Públicas - Sociedade.

  • Marcelo Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

    Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994), Mestrado (2003) e Doutorado (2010) em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Atuou como: Professor da Educação Básica (Ensino Médio) na Secretaria Estadual do Estado de São Paulo; Coordenador do Curso de Licenciatura em Filosofia nas modalidades a Distância (EaD), Presencial e Pós Graduação (Lato Sensu) do Centro Universitário Claretiano de Batatais (CEUCLAR), Professor, Substituto, no Departamento de Educação do Instituto de Biociências da UNESP no Campus Rio Claro-SP; Professor Titular e Tutor a Distância do Centro Universitário Claretiano de Batatais e Chefe do Departamento de Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente é Professor do Departamento de Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto (DEEDU/ICHS/UFOP) nas cadeiras de Fundamentos e Políticas da Educação e Coordenador do Programa Institucional de Iniciação à Docência no sub projeto PIBID Afro/Indígena, é membro nos grupos de pesquisa Epistemologia e Teorias da Educação EPISTEDUC/UNICAMP; formação e profissão Docente FOPROFI/UFOP; Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena NEABI/UFO e Vice Coordenador Núcleo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas e Educação (NEPPPE). Tem experiência nas áreas de Filosofia e Políticas Públicas em Educação com atuação nas seguintes áreas: Filosofia e História da Educação, Ensino de Filosofia, Epistemologia e Teorias da Educação, Políticas Públicas em Educação e Gestão e Organização do Trabalho Escolar.

  • Letícia Recalde, Secretaria Municipal de Educação de Mato Grosso do Sul

    Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2014), é mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2019). Foi tutora da Formação Integrando Saberes: iniciativas empreendedoras para o desenvolvimento da aprendizagem na educação profissional - modalidade EaD (SED). No momento atua como Professora de Geografia na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande - MS. Versa principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, formação de professores, organização do trabalho didático, educação e trabalho, ensino de ciências e geografia escolar.

Referencias

ALVES, Gilberto Luiz. O trabalho didático na escola moderna: formas históricas. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

ALVES, Gilberto Luiz. A produção da escola pública contemporânea. 4ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

ALVES, Gilberto Luiz. Formação de professores: uma necessidade de nosso tempo. Revista HISTEDBR on-line, Campinas, n.31, pp. 102-112 Set. 2008.

ALVES, Gilberto Luiz. Uma nova instituição educacional para o nosso tempo. Educere Et Educare Revista de Educação. Vol. I n. 1 jan. /jun. 2006.

ALVES, Gilberto Luiz. Nasce uma nova Instituição Educacional. Intermeio: revista do Mestrado em Educação, Campo Grande, MS, 4(8): 6-17, 1998.

ANDERY, Maria Amália Pie Abid, et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. 12ª ed. Rio de Janeiro: Garamond; São Paulo: EDUC, 2003.

COMENIUS, Iohannis Amós. Didática Magna, 1654. Fundação Calouste Gubbenkian, 2001.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e Educação: fundamentos Ontológicos e Históricos. Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Revista Brasileira de Educação. V.12 n. 34 jan./abr. 2007.

SAVIANI, Dermeval & DUARTE, Newton (Orgs.). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas/SP. Autores Associados, 2012.

SILVA, Marcelo D. da. Epistemologia e Educação étnico-racial: análise dos manuais didáticos do Ensino Fundamental de Mariana-MG. REVISTA PEDAGÓGICA | V.19, N.40, JAN./ABR. 2017.

SILVA, Marcelo D. da e QUIRINO, Kátia Maria dos S. A difusão da cultura negra na formação de professores da EJA: uma análise sobre as questões étnico-raciais nas escolas de Mariana-MG. Revista Brasileira de Pesquisa Sobre Formação de Professores v.12 n.23, p 153-166 jan/abr, 2020

Publicado

2021-05-06

Número

Sección

Artigo

Cómo citar

SANTOS, José; SILVA, Marcelo; RECALDE, Letícia. A História como pressuposto filosófico para a formação (política) docente. Revista de Educação e Ensino da Faculdade Unina, [S. l.], v. 2, n. 2, 2021. DOI: 10.51399/reunina.v2i2.32. Disponível em: https://revista1.unina.edu.br/index.php/re/article/view/32.. Acesso em: 24 nov. 2024.