Quem tem medo do método? Reflexões sobre metodologia de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.51399/reunina.v3i3.161Palabras clave:
Métodos., Pesquisa científica, Escrita acadêmicaResumen
Este trabalho traz uma reflexão acerca das motivações que levam a etapa metodológica de pesquisas acadêmicas se tornar um “entrave” na elaboração de artigos, relatórios, projetos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses e outros documentos científicos. Seu objetivo está em propor estratégias para a elaboração de pesquisas científicas em sua etapa metodológica, destacando elementos fundamentais para a estruturação.
Descargas
Referencias
ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
ALMEIDA, C. L. S. Hermenêutica e Dialética: Hegel na perspectiva de Gadamer. In: ALMEIDA, C. L. S; FLICKINGER, H; ROHDEN, L. (org.). Hermenêutica Filosófica: nas trilhas de Hans Georg Gadamer. 1. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000. p. 61 - 115.
BRAGATO, Fernanda Frizzo. Para além do discurso eurocêntrico dos direitos
humanos: contribuições da descolonialidade. Novos estudos jurídicos, v. 19,
n. 1, p. 201-230, 2014
CORDEIRO, G. R.; DIAS, V. F.; MOLINA, N. L. Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos. 2.ed. Curitiba: Intersaberes, 2014.
CUNHA, A. G. Dicionário etimológico da língua portuguesa. 4. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2010.
FERNANDES, C. T. Como escrever um artigo científico. Florianópolis, 2002. Palestra. Disponível em: . Acesso em: 21 out. 2018.
FLORES, Joaquín Herrera. El vuelo de Anteo. Derechos humanos y crítica de
la razón liberal. Bilbao: Editorial Desclée de Brouwer, 2000.
MENEZES, Elisângela Dias. Curso de Direito Autoral. Belo Horizonte: Del Rey, 2007.
BARROS, A. J. da S.; LEHFELD, N. A. de S. Fundamentos de metodologia:
um guia para a iniciação científica. São Paulo: McGraw Hill, 1986.
BASTOS, C. L.; KELLER, V. Aprendendo a aprender: introdução à
metodologia científica. 23. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
BIANCHETTI, L.; MEKSENAS, P. (Org.). A trama do conhecimento: teoria,
método e escrita em ciência e pesquisa. São Paulo: Papirus, 2008.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 2.ed.
Petrópolis: Vozes, 2008.
COMPARATO, Fábio Konder. Fundamento dos Direitos Humanos. São Paulo:
Instituto de Estudos Avançados da USP, 1997.
CORDEIRO, G. R.; DIAS, V. F.; MOLINA, N. L. Orientações e dicas práticas
para trabalhos acadêmicos. 2. ed. Curitiba: Intersaberes, 2014.
GADAMER, H.-G. Verdade e método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 15. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2015
GALLARDO, Helio. Teoria crítica: Matriz e possiblidade de Direitos Humanos.
Campinas: Unesp, 2014.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.
_____. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
KONDER, L. O que é dialética. 28. ed. Brasília: Editora Brasiliense, 2012.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia
científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1994.
MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 19 ed.
Petrópolis: Vozes, 2001.
MONTAGNER, M. A. Trajetórias e biografias: notas para uma análise
bourdieusiana. Revista Sociologias, Porto Alegre, ano 9, n. 17, p. 240-264,
jan./jun. 2007.
.
MORAES, R. A educação de professores de ciências: uma investigação da trajetória de profissionalização de bons professores. 1991. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1991.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 1. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2007.
ORWELL, George. 1984. 29ª ed. São Paulo: Ed. Companhia Editora Nacional, 2005.
PREMEBIDA, A. et. al. Pesquisa social. Curitiba: InterSaberes, 2013.
RICHARDSON, R. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São
Paulo: Atlas, 1999.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In:
LANDER, Edgardo (org). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências
sociais. Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: Colección Sur Sur, 2005.
ROHDEN, L. Filosofando com Gadamer e Platão: Movimentos, Momentos e Método(s) da Dialética. Revista Dissertatio de Filosofia, Pelotas, v. 36, s.n., p. 105-130, 2012.
RUBIO, David Sánchez. Crítica a una cultura estática y anestesiada de derechos
humanos. Por unarecuperación de las dimensiones constituyentes de la lucha
por los derechos. Revista Derechos y Libertades, n. 33, 2015.
RUIZ, Jefferson Lee de Souza. Direitos Humanos e Concepções
Contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2014.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do Pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes, In: SANTOS, Boaventura de Souza; MENESES, Maria Paula (Org.). Epistemologias do Sul ., São Paulo: Cortez 2010.
SETUBAL, A. A. Pesquisa em serviço social: utopia e realidade. São Paulo:
Cortez, 1995.
SIMKA, Sérgio. A PRODUÇÃO DO TEXTO ESCRITO NA UNIVERSIDADE: A ESCRITA COMO PROCESSO. VERBUM (ISSN 2316-3267), n. 12, p. 16-24, out.2016
SOUSA, R. S.; GALIAZZI, M. C.; SCHMIDT, E. B. Interpretações Fenomenológicas e Hermenêuticas a partir da Análise Textual Discursiva: a Compreensão em Pesquisas na Educação em Ciências. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 4, n. 6, p. 311-333, dez. 2016.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista de Educação da Unina
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.