Grupo de estudos e pesquisas PAIDEIA/FE-UNICAMP: uma trajetória de luta e resistência
DOI:
https://doi.org/10.51399/reunina.v3i3.176Keywords:
Epistemologia Dialética, Educação, Filosofia, PaideiaAbstract
Apresenta alguns resultados da tese de doutoramento intitulada “Análise epistemológica da produção da pesquisa em filosofia e educação (1999-2019) do grupo PAIDEIA/UNICAMP”. Analisa a importância desse grupo de pesquisas para a produção científica do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP, bem como para o debate educacional brasileiro. Como metodologia, utilizou-se uma pesquisa bibliográfica fundamentada nos autores Jaeger (2013), Nunes (2019), Sánchez Gamboa (1987, 2009, 2011, 2012) e Saviani (2005).
Downloads
References
FERRARI, Pedro. A dinâmica da pesquisa na área de Filosofia e Educação no programa de pós-graduação em educação da FE/UNICAMP: teses de doutoramento defendidas no Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação PAIDEIA (1985-2002). 2008. 109p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606817. Acesso em: 2 jun. 2022.
GOERGEN, P. L. A Filosofia e a educação na pesquisa brasileira: a contribuição do Grupo Paideia. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE PESQUISAS E ESTUDOS EM FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, V., 2021, Campinas. Saudação Inicial. Campinas: Faculdade de Educação da UNICAMP, 2021. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=qDe2wqtI-ro. Acesso em 06 Jul. 2021.
JAEGER, W. Paideia: a formação do homem grego. Tradução Artur M. Parreira; revisão do texto grego Gilson César Cardoso de Souza. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
NUNES, C. Apontamentos para a produção social de uma filosofia e de uma pedagogia dos direitos humanos na educação brasileira. In: NUNES, C. A. R.; POLLI, J. R. (orgs.). Educação e Direitos Humanos: uma perspectiva crítica. Jundiaí, SP: Edições Brasil, 2019.
SANCHEZ GAMBOA, Silvio Ancízar. Epistemologia da pesquisa em educação: estruturas lógicas e tendências metodológicas. 1987. 229f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574614. Acesso em: 2 jun. 2022.
SANCHEZ GAMBOA, S. A. PAIDEIA. Cadernos informativos Paideia. Campinas/SP, v. 1, n.1, Ano 1, março, 2009.
SANCHEZ GAMBOA, S. A. Grupos de pesquisa: limites e possibilidade na construção de novas condições para a produção do conhecimento. Motrivivência, Ano XXIII, n. 36, p.268-290, jun./2011SANCHEZ GAMBOA, S. A. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2. ed. Chapecó: Argos, 2012.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 9. ed. Campinas/SP: Autores Associados, 2005.
UNICAMP. Anuário Estatístico 2021 – Ano Base 2020. Universidade Estadual de Campinas, Assessoria de Economia e Planejamento. Disponível em: https://www.aeplan.unicamp.br/anuario/2021/anuario2021.pdf Acesso em 10 fev. 2022.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Revista de Educação da Unina
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.