Ensino, Ensinamento e Ensinar: uma Reflexão Crítica a Partir de uma Perspectiva Teológica, Poética e do Riso Cômico
DOI:
https://doi.org/10.51399/reunina.v3i2.155Keywords:
Educação. Ensino. Escola.Abstract
Resumo
Este artigo apresenta uma reflexão crítica sobre a escola em suas três principais formas de ser: formal, informal e não-formal. E propõe um olhar criterioso sobre as contradições, os paradoxos e os abismos contidos no processo dialético entre ensinar e aprender, a partir, sobretudo da educação formal. Também chama a atenção para a relação entre educação e libertação; educação e transformação; educação formal e educação popular, não formal. Sugere um encontro com a alegria e com o humor cômico como forma de teopoesia como linguagem includente. Destaca alguns impactos da urbanização e a importância de se reconhecer as cidades como instâncias educadoras. Apresenta uma pesquisa bibliográfica a partir de importantes autores do ensino como área do conhecimento.
Downloads
References
Referências Bibliográfica
- BAUMAN, Zygmunt. Ética – Pós-Modernidade. São Paulo: Paulinas, 1ª ed. 6ª reimpressão, 2013.
- BERGER, L. Peter. O Riso Redentor – A Dimensão Cômica da Experiência Humana. São Paulo: Vozes, 2017
- BÍBLIA. Tradução Ecumênica da Bíblia – TEB – São Paulo: Loyola, 1994.
- FRANKL, Viktor. A presença ignorada de Deus. São Leopoldo-RS: Sinodal, 10ª ed. 2007.
- FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação – Cartas Pedagógicas e Outros Escritos. São Paulo: UNESP, 7ª reimpressão, 2000.
- FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra: 44ª ed. 2006.
FREIRE, Paulo. Ação Cultural Para a Liberdade e outros Escritos. São Paulo: Paz e Terra, 12ª ed. 2007.
- FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança – Um reencontro com a pedagogia do oprimido – prefácio de Leonardo Boff. São Paulo: Paz e Terra, 16ª ed. 2009.
- GADOTTI, Moacir. Os Mestres de Rousseau. São Paulo: Cortes, 2004.
- KUZMA, Cesar. O Futuro de Deus na Missão da Esperança – Uma Aproximação Escatológica. São Paulo: Paulinas, 2014.
- MELO. João Cabral de. Literatura Comentada – Textos selecionados. Estudo histórico-Literário, biografia e atividades de compreensão e criação. São Paulo: Abril, 1982.
- MONACORDA, Mario Alighiero. História da Educação – da Antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, 12ª Ed. 2006.
- PINTO, Álvaro Vieira. Sete Lições sobre Educação de Adultos. São Paulo: Cortez, 10ª ed. 1997.
- RODRIGUES, David (org.). Inclusão e Educação – Doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus Edidotorial, 2006.
- SANTIAGO, João Ferreira. Entre o Sol e a Lua – Um Eclipse de Amor e Poesia. São José dos Pinhais-Pr: Gráfica e Editora Encaderbrindes, 2018.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Revista de Educação da Unina
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.