A política curricular da Educação Infantil: uma análise crítica

Authors

  • Soeli Terezinha Pereira Faculdade UNINA Autor
  • Yara Rodrigues de la Iglesia Faculdade UNINA Autor

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v3i2.153

Keywords:

Educação infantil. Política educacional. Política curricular

Abstract

Este artigo tem como objetivo fazer uma análise crítica acerca da política curricular específica para a educação infantil, com um olhar para aspectos que influenciaram a sua construção histórica, pautada em distintas concepções, a conquista do direito à educação infantil e o seu reconhecimento enquanto uma política educacional. Realizado por meio de revisão bibliográfica e análise documental, são destacados elementos desta evolução até a definição das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, aprovadas pelo CNE no ano de 2009 e a inclusão desta etapa educacional na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), evidenciando que essa construção se deu de forma complexa mediante o movimento de elaboração das políticas curriculares no Brasil e que sofre distintas influências ao longo dos tempos

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References

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Published

2022-09-26

Issue

Section

Artigo

How to Cite

PEREIRA, Soeli Terezinha; RODRIGUES DE LA IGLESIA, Yara. A política curricular da Educação Infantil: uma análise crítica. Revista de Educação e Ensino da Faculdade Unina, [S. l.], v. 3, n. 2, 2022. DOI: 10.51399/reunina.v3i2.153. Disponível em: https://revista1.unina.edu.br/index.php/re/article/view/153.. Acesso em: 24 nov. 2024.