Amílcar Cabral: reflexões de uma educação revolucionária e transformadora em Guiné-Bissau

Authors

  • Bernardo Alexandre Intipe UFSC Autor

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v3i2.139

Keywords:

Guiné-Bissau, Educação transformadora, período colonial

Downloads

Download data is not yet available.

References

BORGES, Sónia Vaz. Amílcar Cabral: estratégias políticas e culturais para independência da Guiné e Cabo Verde. Universidade de Lisboa Faculdade de Letras (FL) FL – Dissertações de Mestrado. 2008.

BRITTO, Luiz Percival Lame. Inquietudes e desacordos: a leitura além do óbvio. – Campinas São Paulo: Mercado de Letras, 2012.

DUARTE, Newton. A individualidade para si. Contribuição a uma teoria histórico-crítica da formação do indivíduo. 3ª edição revista. Campinas: autores associados, 2013.

ENGELS, Friedrich. Sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem (1876). Edição eletrônica: Edição Ridendo Castigat Mores, 1999.

FERREIRA, Carlos Ney; VEIGA, Vasco Soares da. Estatuto dos Indígenas Portugueses das Províncias da Guiné, Angola e Moçambique. 2ª edição. Lisboa: 1957.

FREIRE, Paulo. Amílcar Cabral: Pedagogo da revolução . Faculdade de Educação, Brasília: 1985.

INTIPE, Bernardo Alexandre. Unidade linguística na diversidade linguística: o caso do kriol da Guiné-Bissau. Monografia de Licenciatura em Letras. São Francisco do Conde, 2018. Disponível em: Repositório Institucional: Unidade linguística na diversidade linguística: o caso do Kriol da Guiné-Bissau (unilab.edu.br). Acesso: 18.abr.2022.

KOSÍK, Karel. Dialética da totalidade concreta. In: KOSÍK, Karel. Dialética do concreto. Trad. Célia Neves e Alderico Toríbio. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, p. 11-68, 1976.

MENDES, Leonel. Amílcar Cabral: Educação, práxis e a teoria revolucionária da libertação. v. 21 n. 233, Revista Espaço Acadêmico, n. 233, mar./abr. 2022. Disponível em: Amílcar Cabral: | Revista Espaço Acadêmico (uem.br). Acesso: 05.mar.2022.

MENDY, Peter Karibe. A herança colonial e Desafios da Integração. In Soronda. Revista de Estudos Guineenses", nº 016, 1993.

NETTO, José, Paulo. Introdução ao estudo do método do Marx. – 1.ed. – São Paulo: Expressão Popular, 2011.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. – 44.ed. – Campinas, SP: Autores Associados, 2021.

SAVIANI , Dermeval. Sobre a natureza e especificidade da educação. In: Mesa-Redonda: INEP, Brasília: 1984.

TORRIGLIA, Patricia Laura; MARTINS, Juliana Aparecida Cruz. O comprometimento social e político do pesquisador diante da reprodução social. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 8, p. 1-11, 2016.

Published

2022-09-26

Issue

Section

Ensaio

How to Cite

ALEXANDRE INTIPE, Bernardo. Amílcar Cabral: reflexões de uma educação revolucionária e transformadora em Guiné-Bissau. Revista de Educação e Ensino da Faculdade Unina, [S. l.], v. 3, n. 2, 2022. DOI: 10.51399/reunina.v3i2.139. Disponível em: https://revista1.unina.edu.br/index.php/re/article/view/139.. Acesso em: 24 nov. 2024.

Most read articles by the same author(s)