Metodologia da aula histórica

inovação no currículo e nas práticas pedagógicas

Authors

  • Rosi Terezinha Ferrarini Gevaerd Autor

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v1i1.12

Keywords:

Educação histórica, Currículo, Aula Histórica

Abstract

A presente pesquisa, de natureza qualitativa, tem como objeto de estudo o currículo da rede municipal de ensino de Curitiba (CURITIBA, 2016a) e o seu uso, na medida em que este adota como pressupostos teóricos e metodológicos o campo da Educação Histórica, mais especificamente, a concepção de aprendizagem na reconstrução da consciência histórica. Segundo Rüsen (2006) a aprendizagem histórica “é uma das dimensões e manifestações da consciência histórica”. Ademais, para esse autor o processo mental da consciência histórica pode ser descrito como “o significar da experiência do tempo interpretando o passado de modo a compreender o presente e antecipar o futuro” (RÜSEN, 2009). A partir desses preceitos a Profa. Dra. Maria Auxiliadora Schmidt, da Universidade Federal do Paraná, propõe a Aula Histórica. O conceito de Aula Histórica foi constituído a partir da matriz disciplinar da ciência da história na concepção ruseniana (RÜSEN, 2001). Nesse sentido, a matriz da Aula Histórica foi assumida, no referido currículo, como metodologia para a aprendizagem histórica. Quanto ao uso dessa metodologia podemos apontar que a Aula Histórica tem sido adotada por alguns professores em suas aulas. A fase atual da pesquisa consiste em analisar e categorizar os relatos das práticas desses docentes para poder inferir as maneiras que os mesmos têm se apropriado dessa metodologia.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Rosi Terezinha Ferrarini Gevaerd

    Doutora em Educação pela UFPR. Coordenadora do Curso de Licenciatura em História da Faculdade UNINA. Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica – LAPEDUH UFPR. Ver https://ORCID.org/0000-0002-0327-9794 Email: rosi@unina.edu.br

Published

2020-12-18

Issue

Section

Artigo

How to Cite

FERRARINI GEVAERD, Rosi Terezinha. Metodologia da aula histórica : inovação no currículo e nas práticas pedagógicas . Revista de Educação e Ensino da Faculdade Unina, [S. l.], v. 1, n. 1, 2020. DOI: 10.51399/reunina.v1i1.12. Disponível em: https://revista1.unina.edu.br/index.php/re/article/view/12.. Acesso em: 24 nov. 2024.