Educação sociocomunitária e o seu estatuto epistemológico na comunidade de comunicação crítica

Authors

  • Francisco Evangelista PUC-SP Autor
  • Daner Hornich PUC-SP Autor

DOI:

https://doi.org/10.51399/reunina.v3i1.108

Keywords:

Educação sociocomunitário, Comunidade de comunicação ilimitada, crítica

Abstract

A educação sociocomunitária será abordada como uma comunidade de comunicação ilimitada que elabora o seu sujeito-objeto-sujeito do conhecimento, por meio de uma linguagem transcendental corporificada na história, isto é, a “condição de possibilidade das ciências sociais” que permeia o “discernimento quanto ao status transcendental da linguagem e da comunidade linguística”.  As questões postas rementem a Kant quando se pensa as condições transcendentais da possibilidade e da validade da ciência como fundamento do estatuto epistemológico na comunidade de comunicação crítica.

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Author Biographies

  • Francisco Evangelista, PUC-SP

    Doutor Em Educação (PUC-SP), Membro do GEPEE (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Epistemologia da UFSCar-Sorocaba). professorfranciscoevangelista@uol.com.br

  • Daner Hornich, PUC-SP

    Doutor em Filosofia (PUC-SP), Diretor do Curso de Filosofia do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Desterro de Jundiaí-SP. danerhornich@hotmail.com

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Published

2022-05-12

Issue

Section

Artigo

How to Cite

EVANGELISTA, Francisco; HORNICH, Daner. Educação sociocomunitária e o seu estatuto epistemológico na comunidade de comunicação crítica . Revista de Educação e Ensino da Faculdade Unina, [S. l.], v. 3, n. 1, 2022. DOI: 10.51399/reunina.v3i1.108. Disponível em: https://revista1.unina.edu.br/index.php/re/article/view/108.. Acesso em: 24 nov. 2024.