Sobre os métodos de pesquisa na ciências da educação: passos teóricos iniciais e aproximações práticas preliminares
DOI:
https://doi.org/10.51399/reunina.v2i4.93Palavras-chave:
Educação., Pesquisa., Métodos., Epistemologia.Resumo
Estudo descritivo e análise qualitativa das teorias e das práticas de pesquisas em Educação. Abordagem histórica, contextualização filosófica e explicitação epistemológica das principais características das teorias e das metodologias da investigação científica voltadas para a pesquisa sobre a Educação e sobre sua prática social. Didática da pesquisa em Educação, apresentação das etapas e dos passos da investigação científica em Educação. Explicitação das diferentes metodologias da pesquisa em Educação, seus fundamentos epistemológicos e seus condicionamentos políticos. Delimitação dos enfoques teóricos matriciais das abordagens hegemônicas em pesquisa nas Ciências da Educação, suas características e suas singulares disposições institucionais.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR: informação e documentação – trabalhos acadêmicos apresentação. Rio de Janeiro, 2019.
AZEVEDO, Israel Belo de. O prazer da produção científica: diretrizes para a elaboração de trabalhos acadêmicos. Piracicaba: Ed. UNIMEP, 1998.
BONETI, Lindomar Wessler. Panorama histórico dos Direitos Humanos no Mundo. In SILVEIRA, André; BONETI, Lindomar; SCHIO, Murillo; BLEY, Regina (Orgs.). Educação em Direitos Humanos: história, epistemologia e práticas pedagógicas. Ponta Grossa-PG: UEPG, 2019.
CHAVES-GAMBOA, M.; SANCHEZ GAMBOA, S. A. (Orgs.). Teorias e pesquisas em educação: os pós-modernismos. Maceió: EDUFAL, 2011.
DEMO, P. Pesquisa e construção de conhecimento. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996.
FALCINI, Mércia (org.) Aos Que virão Depois de Nós. Salto: Editora Fox Tablet, 2020.
FAZENDA, Ivani (Org) Metodologia da Pesquisa Educacional. São Paulo: Cortez, 1998.
FEYERABEND, Paul. Contra o método. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989.
FRIGOTTO, G. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa
educacional. IN: Metodologia da pesquisa educacional. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
GEWANDSZNAJDER, Fernando. O que é o método científico. São Paulo: Pioneira, 1989.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 1999.
HAVELOCK, Eric. Prefácio a Platão. Campinas: Papirus, 1996.
HOMERO. Ilíada. Tradução de Odorico Mendes. Campinas: Editora da Unicamp, 2010.
HESÍODO. O Trabalho e os Dias. Tradução de Mary de Camargo Neves Lafer. São Paulo: Iluminuras, 1991.
KERLINGER, Fred N. Metodologia da pesquisa em ciências sociais: um tratamento conceitual. São Paulo: EPU, 1980.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de
metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1993.
LOWY, M. Método dialético e teoria política. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.
____________. Filosofia, ideologia e ciência social. São Paulo: Boitempo, 2008.
____________. O conceito de dialética em Lukács. São Paulo: Boitempo, 2013.
____________. O desafio e o fardo do tempo histórico: o socialismo no século XXI. São Paulo: Boitempo, 2007.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. São Paulo: Hucitec,1993.
NUNES, Cesar A. Platão e a Dialética entre a Filosofia do Amor e o Amor à Filosofia. Campinas: Brasílica, 2017.
______________. Aprendendo Filosofia. Campinas: Editora Papirus, 33ª Ed., 2013.
NUNES, Cesar A & POLLI, José Renato (Orgs.) Educação, Humanização e Cidadania: fundamentos éticos e práticas políticas para uma pedagogia humanizadora. 2ª Edição, Campinas: Editora Brasília & Jundiaí: Editora In House, 2019.
NUNES, Cesar Augusto Ribeiro. Educação em Direitos Humanos no Brasil: Os fundamentos jus-filosóficos dominantes e as práticas jurídico-pedagógicas humanizadoras. Tese de Doutorado UNESA, Rio de janeiro, 2021.
NUNES, Cesar Augusto Ribeiro & POLLI, José Renato (Orgs.). Educação em Direitos Humanos: uma perspectiva crítica. Campinas: Editora Brasília & Jundiaí: Editora Fibra e Edições Brasil, 2019.
NUNES, Cesar Augusto Ribeiro & GOMES, Catarina. (Orgs.) Direitos Humanos, Educação e Democracia. Campinas: Editora Brasílica & Jundiaí: Editora In House, 2018.
OLIVEIRA, Silvio Luiz. Tratado de Metodologia científica. São Paulo: Pioneira, 1997.
OLIVEIRA, J. S. de. A paideia grega: a formação omnilateral em Platão e Aristóteles. 2015. Tese (Doutorado), Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos, 2015.
RODRIGO, Lídia Maria. Filosofia e Educação na Idade Média e na Modernidade. São Paulo: Loyola, 2021.
SANCHEZ GAMBOA, S. A. Epistemologia da pesquisa em educação. 1998.
Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP, 1998.
_____________. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2. ed. Chapecó: Argos, 2012.
_____________. Projetos de pesquisa, fundamentos lógicos: a dialética entre perguntas e respostas. Chapecó: Argos, 2013.
SANFELICE, J. L. Dialética e pesquisa em educação. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D. (orgs.). Marxismo e Educação: debates contemporâneos. Campinas/SP: Autores Associados, 2005.
SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.
SOUZA, J. P. M. de. Epistemologia da educação física: análise da produção científica do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação Física da UNICAMP (1991-2008). 2011. 213 f. Tese (Doutorado em Educação).
Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP, 2011.
TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1992.
TOYNBEE, Arnold. Helenismo: história de uma civilização. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.
VERNANT, Jean-Pierre. As Origens do Pensamento Grego. Tradução de Ísis Borges Fonseca. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Unina
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.