O Impacto da Pandemia da Covid19 no Ensino Fundamental I em Curitiba
DOI:
https://doi.org/10.51399/reunina.v3i3.171Palavras-chave:
Ensino remoto, pandemia, ensino-aprendizagem, Ensino fundamental I, CuritibaResumo
A pandemia da Covid 19, que atingiu o Brasil no ano de 2020 exigiu a tomada de decisões rápidas e impactou o ensino-aprendizagem. Ante a urgência do momento e o necessário isolamento social, o ano letivo teve continuidade por meio do ensino remoto, que nem sempre surtiu efeitos positivos na aprendizagem, sobretudo para àqueles(as) em situação de vulnerabilidade. Nesse contexto, esse artigo visa verificar como o ensino remoto impactou na aprendizagem de estudantes de escolas públicas do Ensino Fundamental I na Rede Municipal de Ensino de Curitiba. A problemática é a seguinte: quais os impactos do ensino remoto na aprendizagem dos(as) estudantes das escolas da RMEC e as lacunas deixadas pelo tempo da Covid 19 que poderão repercutir na vida futura de meninas e meninos, principalmente daqueles (as) em situação de vulnerabilidade? Visando responder a nossa problemática, recorremos a pesquisa bibliográfica sobre o assunto e a entrevistas semiestruturadas com professores(as) da RMEC. A partir de análises foi possível verificar o impacto do ensino remoto para os estudantes das escolas municipais de Curitiba, principalmente aqueles (as) em situação de vulnerabilidade, que praticamente não tiveram avanço, comprometendo a alfabetização, assim como e a socialização dos (as) mesmos (as).
Downloads
Referências
AGÊNCIA IBGE NOTÍCIAS IBGE. Internet chega a 88,1% dos estudantes, mas 4,1 milhões da rede pública não tinham acesso em 2019. Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/30522-internet-chega-a-88-1-dos-estudantes-mas-4-1-milhoes-da-rede-publicanaotinhamacessoem2019#:~:text=PNAD%20Cont%C3%ADnua,Internet%20chega%20a%2088%2C1%25%20dos%20estudantes%2C%20mas%204,n%C3%A3o%20tinham%20acesso%20em%202019 Acesso em 25 out. 2022.
CALLAI, H. C.; CALLAI, J. L. Fichas metodológicas para o ensino de geografia e história. Ijuí: Unijuí, 2002.
DUBET, François. O que é uma escola justa? A escola das oportunidades. São Paulo: Cortez, 2008.
FREIRE. Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. Autores Associados. São Paulo Cortez, 1989.
IBGE – Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone para uso pessoal 2019. Rio de Janeiro, RJ, 2021. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101794_informativo.pdf Acesso em 25 out. 2022.
INSTITUTO ALICERCE. As principais consequências da pandemia na educação. Londrina, PR, 2022. Disponível em: https://blog.institutoalicerceedu.org.br/universo-instituto-alicerce/cenario-educacional/as-principais-consequencias-da-pandemia-na-educacao/ Acesso em: 10 out. 2022.
MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. Brasília, DF: UNESCO, 2000. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B2ueKoaHWmNjExZDBhN2MtZDFhNy00MmVhLWFiMDItMGFlNjhjNWE3OTZl/view?resourcekey=0-TN1-CTIjHxjqxafvrjlmfQ Acesso em 27 out. 2022.
MENDES, G. do S.C.V; SORDI, Mara Regina Lemes De. MOLINA, A. da S. Em luta pela qualidade social da escola pública: #somostodosoziel. IN: VARANI, Adriana. et al. (org.). Qualidade(s) da Escola Pública: reinventando a avaliação como resistência. Uberlândia: Navegando, 2017. Disponível em: https://issuu.com/navegandopublicacoes/docs/livro_geisa/24?ff&e=28659921/53417866 Acesso em 25 de out. 2022.
QUIVY, Raymond & CAMPENHOUDT, Luc Van. Manual de Investigação em Ciências Sociais. 2ª ed. Lisboa: Gradiva – Publicações, 1998.
ROGERS, Carl Ranson. A pessoa como centro. São Paulo: EPU, 1977
UNICEF - Cenário da Exclusão Escolar no Brasil - Um alerta sobre os impactos da pandemia da covid-19 na Educação. Nova Iorque, EUA, 2021. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/relatorios/cenario-da-exclusao-escolar-no-brasil Acesso em 25 out. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Educação da Unina
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.