A importância do design de interação em ambientes virtuais de aprendizagem para um bom desempenho do aluno on-line

Authors

  • Janine Donato Spinardi

Keywords:

Design de Interação, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Aluno on-line

Abstract

Com o aumento de cursos a distância, em diversos níveis de ensino, atualmente há uma utilização maior dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), pois eles permitem a interação entre alunos e professores, para realização de cursos on-line. Sendo assim, é necessário maior preocupação com a forma como o curso será concebido. É nesse momento que entra o design de interação para criar ambientes acessíveis ao usuário. Neste contexto, propõe-se um estudo a respeito do seguinte tema: “A Importância do Design de Interação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem para um bom desempenho do aluno on-line”. Este estudo parte da seguinte problemática: Qual a importância de um bom design de interação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem para o aprendizado do aluno on-line? A partir deste problema de pesquisa propõese como objetivo geral, analisar a importância do design de interação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Para desenvolvimento deste trabalho, foi utilizado uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica, com base em livros e artigos científicos. Os principais autores utilizados foram: Rogers, Sharp e Preece (2013), Thaler e Fialho (2015) e Kenski (2007). Como resultado da pesquisa, foi possível observar que um AVA precisa ser projetado de forma a proporcionar uma boa usabilidade a seus usuários e que o designer deve ter em mente os cinco princípios do design de interação, ao projetar um AVA ou um curso dentro dele.

Downloads

Download data is not yet available.

References

FARBIARZ, Alexandre; FARBIARZ, Jackeline. Reflexão acerca do design de ambientes virtuais de aprendizagem. Revista Triades, v. 1, n. 1, maio 2012. Disponível em: <http://www.revistatriades.com.br/blog/wp-content/uploads/2014/ 11/006.pdf> Acesso em: 03 dez. 2023.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007. (Coleção Papirus Educação) MATUCHESKI, Franciele Luci; LUPION, Patrícia Torres. Potencialidades e limitações do ambiente virtual de aprendizagem em um curso online. Revista Intersaberes, Curitiba, a.5, n.10, p. 152-166, jul./dez. 2010.

NORMAN, Donald A. O design do dia a dia. Tradução de Ana Deiró. Rio de Janeiro: Rocco, 2006. OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2007.

RIBEIRO, Elvia Nunes; MENDONÇA, Gilda Aquino de Araújo; MENDONÇA, Alzino Furtado de. A importância dos ambientes virtuais de aprendizagem na busca de novos domínios da EAD. 12 abr. 2007. Disponível em: <http://www.abed.org.br/ congresso2007/tc/4162007104526AM.pdf> Acesso em: 05 dez. 2023.

ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen; PREECE, Jennifer. Design de interação: além da interação humano-computador. Tradução: Isabela Gasparini. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.

SOUSA, Kelly Cristina Trajano de; SANTOS, Eliete Correia dos. Comunicação nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem uma Abordagem Centrada no Usuário. International Congress of Critical Applied Linguistics, Brasília, Brasil, 19-21 Out. 2015. Anais... Disponível em: http://www.uel.br/projetos/iccal/pages/arquivos/anais/pratica(s)/ comunicacao%20nos%20ambientes%20virtuais%20de%20aprendizagem. pdf> Acesso em: 10 dez. 2023.

THALER, Anelise; FIALHO, Francisco Antonio Pereira. Aplicação do Design de Interação na Construção de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial, Florianópolis, n. Especial Design, 2015/1. Disponível em: < https://etech.sc.senai.br/revista-cientifica/ article/view/720> Acesso em 02 dez. 2023.

Published

2024-05-27

Issue

Section

Artigos

How to Cite

A importância do design de interação em ambientes virtuais de aprendizagem para um bom desempenho do aluno on-line. (2024). Caderno Acadêmico Unina De Tecnologia, Sociedade E Negócios, 1(1). https://revista1.unina.edu.br/index.php/cau-tsn/article/view/227