A importância do design de interação em ambientes virtuais de aprendizagem para um bom desempenho do aluno on-line
Keywords:
Design de Interação, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Aluno on-lineAbstract
Com o aumento de cursos a distância, em diversos níveis de ensino, atualmente há uma utilização maior dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), pois eles permitem a interação entre alunos e professores, para realização de cursos on-line. Sendo assim, é necessário maior preocupação com a forma como o curso será concebido. É nesse momento que entra o design de interação para criar ambientes acessíveis ao usuário. Neste contexto, propõe-se um estudo a respeito do seguinte tema: “A Importância do Design de Interação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem para um bom desempenho do aluno on-line”. Este estudo parte da seguinte problemática: Qual a importância de um bom design de interação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem para o aprendizado do aluno on-line? A partir deste problema de pesquisa propõese como objetivo geral, analisar a importância do design de interação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Para desenvolvimento deste trabalho, foi utilizado uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica, com base em livros e artigos científicos. Os principais autores utilizados foram: Rogers, Sharp e Preece (2013), Thaler e Fialho (2015) e Kenski (2007). Como resultado da pesquisa, foi possível observar que um AVA precisa ser projetado de forma a proporcionar uma boa usabilidade a seus usuários e que o designer deve ter em mente os cinco princípios do design de interação, ao projetar um AVA ou um curso dentro dele.
Downloads
References
FARBIARZ, Alexandre; FARBIARZ, Jackeline. Reflexão acerca do design de ambientes virtuais de aprendizagem. Revista Triades, v. 1, n. 1, maio 2012. Disponível em: <http://www.revistatriades.com.br/blog/wp-content/uploads/2014/ 11/006.pdf> Acesso em: 03 dez. 2023.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007. (Coleção Papirus Educação) MATUCHESKI, Franciele Luci; LUPION, Patrícia Torres. Potencialidades e limitações do ambiente virtual de aprendizagem em um curso online. Revista Intersaberes, Curitiba, a.5, n.10, p. 152-166, jul./dez. 2010.
NORMAN, Donald A. O design do dia a dia. Tradução de Ana Deiró. Rio de Janeiro: Rocco, 2006. OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2007.
RIBEIRO, Elvia Nunes; MENDONÇA, Gilda Aquino de Araújo; MENDONÇA, Alzino Furtado de. A importância dos ambientes virtuais de aprendizagem na busca de novos domínios da EAD. 12 abr. 2007. Disponível em: <http://www.abed.org.br/ congresso2007/tc/4162007104526AM.pdf> Acesso em: 05 dez. 2023.
ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen; PREECE, Jennifer. Design de interação: além da interação humano-computador. Tradução: Isabela Gasparini. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.
SOUSA, Kelly Cristina Trajano de; SANTOS, Eliete Correia dos. Comunicação nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem uma Abordagem Centrada no Usuário. International Congress of Critical Applied Linguistics, Brasília, Brasil, 19-21 Out. 2015. Anais... Disponível em: http://www.uel.br/projetos/iccal/pages/arquivos/anais/pratica(s)/ comunicacao%20nos%20ambientes%20virtuais%20de%20aprendizagem. pdf> Acesso em: 10 dez. 2023.
THALER, Anelise; FIALHO, Francisco Antonio Pereira. Aplicação do Design de Interação na Construção de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial, Florianópolis, n. Especial Design, 2015/1. Disponível em: < https://etech.sc.senai.br/revista-cientifica/ article/view/720> Acesso em 02 dez. 2023.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Caderno Acadêmico Unina de Tecnologia, Sociedade e Negócios
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.