Inteligência emocional como ferramenta para boas negociações e gerenciamento de conflitos
DOI:
https://doi.org/10.51399/8p43nk26Palavras-chave:
Inteligência emocional, Negociação, Gerenciamento de ConflitosResumo
A negociação ocorre quando uma ou mais partes estão tentando entrar em consenso sobre determinado fim. Esse fim pode ser um projeto ou até mesmo um objetivo. Ambas as partes da negociação querem receber alguma vantagem, seja ela monetária ou não, para dispensar a sua energia e o seu tempo no objetivo. É muito comum que em uma negociação uma das partes acredite que um dos lados está sendo mais vantajoso do que o outro, mas para o objetivo ir em frente as duas partes precisam entrar em acordo. Então começa um ajuste nos planos e estratégias até os envolvidos concordarem que o projeto em questão será bom para ambas as partes. Esse processo de ajustes pode ser demorado e muitas vezes só terá sucesso se os envolvidos tiverem inteligência emocional, pois às vezes será preciso deixar as emoções de lado e pensar de forma mais objetiva, e outras vezes será preciso ser mais sensível e menos analítico. Saber como agir em cada contexto faz parte da inteligência emocional; e a inteligência emocional é indispensável para a resolução dos conflitos e para uma boa negociação.
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